Kanelbulle, bolo sueco criado nos anos 20 do século XX.Que em português significa bolo de canela tem uma forma em espiral.
Os ingredientes principais da massa são farinha de trigo, leite, açúcar, manteiga ou margarina. O recheio pode ser confeccionado com manteiga ou margarina, açúcar, especiarias, frutas e canela.
Mas na realidade a maioria de nós conhece estes bolos por os termos comido numa viagem ao IKEA e como absoluto fã decidi fazer uma versão próxima dos mesmos. As diferenças baseia-se em não utilizar o o açúcar sólido.
Ingredientes para os bolinhos:
- 250g de farinha de trigo
- 25g de açucar
- 30g de manteiga + 60g de manteiga amolecida
- 1 ovo
- 100g de leite
- 10g de fermento fresco
- 6 colheres de sopa de açúcar amarelo
- Canela em pó qb.
Ingredientes para a cobertura:
- Açúcar em pó
- Leite q.b.
Preparação da massa:
- Amassar todos os ingredientes (excepto a manteiga amolecida, o açúcar amarelo e a canela) durante 20 minutos (ou 10 caso usem a bimby ou alguma maquina para amasar) a massa deve estar homogénea, lisa e suave.
- Deixar levedar num recipiente coberto com película aderente até dobrar de tamanho.
- Numa tigela misturar as 60g de manteiga amolecida com o açúcar amarelo até formar uma pasta e depois adicionar uma boa dose de canela (aqui fica ao vosso critério a quantidade)
- Quando a massa já tiver atingido o dobro do tamanho estiquem-na com a ajuda de um rolo de massa sobre uma bancada enfarinhada até obter um rectângulo , espalhem a pasta de canela sobre a massa e enrolem a massa de forma a obter um cilindro. Dividam em 8 partes iguais.
- Coloquem os rolos numa forma redonda de bolos untada e deixem levedar novamente até ter dobrado de tamanho.
- Levar a forno pré aquecido a 180ºC durante 15-20 minutos.
- E deixar arrefecer um pouco antes de espalhar a cobertura.
Preparação da cobertura
- Aqui a preparação é mesmo a olhometro, mas comecem com 3 a 4 colher de açúcar em pó e vão adicionando leite até obter uma pasta viscosa mas fluída. Podem sempre ajustar a textura adicionando mais açúcar ou mais leite.
O único problema desta receita é que é fácil de mais de se fazer o que significa que não há grande desculpa para a não fazer...
Espero que gostem!