terça-feira, 12 de junho de 2018

Bolo de Proteico de Chocolate e Kiwi



Já há uns tempos que não publicava nenhum bolo :P por isso a receita de hoje vai ser mesmo de um bolo para poderem também fazer!

A ideia de fazer este bolo surgiu de um momento para o outro, se por muitas vezes planeio o que vou fazer desta vez foi mesmo inspiração do momento e acabei por utilizar o que estava à mão e o resultado foi de tal forma positivo que vou partilhar convosco o resultado final.

O bolo leva ainda alguns ingredientes e tirando a proteína, que também pode ser substituída por outra coisa, são ingredientes típicos da minha dispensa.
O bolo fica mais para o massudo por isso que quiser um bolo levezinho e fofo é melhor procurar outras receitas de bolos aqui no blogue :D mas em termos de sabor para o meu gosto ficou bem bom!

O que também pode ser substituído nesta receita é o tipo de fruto está por cima no bolo e que de certeza que eu vou experimentar outras variações!


Ingredientes:
200g de Farinha de Aveia.
80 de proteína (eu uso vegetal mas pode ser uma qualquer)
2 Ovos
45g de Óleo de Coco
250ml de Bebida vegetal
Kiwi q.b. para colocar no topo

Modo de Preparação:
- Numa tigela misturar todos os ingredientes líquidos numa tigela até obter uma mistura homogénea.
- Ir adicionado os ingredientes sólidos até obter uma massa.
- Pode ser necessário adicionar um pouco mais de bebida vegetal até obter a consistência certa.
- Cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos (fazer o teste do palito).


Espero que gostem tanto como nós cá em casa!

Bom apetite  


quarta-feira, 6 de junho de 2018

O meu falhanço dos 50km...



Na ultima quinta feira dia 31/05 decidi muito por culpa do Fábio Lima tentar acompanha-lo e ir para os 50km mas como já devem ter percebido pelo titulo não correu propriamente bem!

Em primeiro lugar vou explicar um bocadinho mais do enquadramento do que se passou e de que forma é que se começou a desenhar esta tentativa de fazer 50km. O Fábio no início da semana decide publicar no instagram que vai tentar fazer os 50km no feriado e que quem o quiser acompanhar é bem-vindo seja para fazer o percurso completo ou parcial.

E a ideia de o acompanhar foi ganhando força, mas sempre com algumas reservas até que na véspera decidi que iria tentar mesmo os 50km, deitei-me cedo dormi bem e às 5:30 estava a acordar para tomar o pequeno almoço uma vez que a hora combinada para estar no parque das nações era às 6:30.

Na hora combinada lá estava e pronto para correr (se bem que o Fábio decidiu visitar Alcochete e atrasou-se um bocado) e com o percurso bem planeado lá saímos todos para correr.
Uma pequena nota uma vez que não falo muito nisso, mas das melhores coisas que o instagram me tem trazido é conhecer pessoas novas, interessantes, dispostas a ajudar o próximo e que se juntam para partilhar o seu tempo. E mais uma vez foi o que assisti no dia 31, um grupo de pessoas se junta para partilhar algo que gostam, neste caso a corrida.

Mas voltando à corrida tudo correu bem até aos 26-27km ritmo calmo e sem grandes esforços para não ter surpresas, nas para mim os problemas começaram a meio da subida de Belém para Monsanto em que já perto do final da subida começa-me a dar uma dor  na parte frontal da coxa, uma dor muscular e que me começa a doer mais de tal forma que aos 29km peço para me deixarem para trás porque vou ter que abrandar por causa da perna e acabei mesmo por só fazer 31km até parar totalmente. E acabei por ficar descer de Monsanto para Pina Manique e dei por terminada a minha tentativa de correr os 50km.

Acabei por terminar a minha manhã a aplicar gelo na perna e esperar que não houvesse nenhum problema. Felizmente não ouve sequelas e entretanto já voltei a correr

A verdade é que existem uma data de factores que podem ter determinado o falhanço que ocorreu, a primeira pista surgiu quando por volta dos 15km alguém me perguntou o que é que levava para abastecimento e eu até levava algumas coisas, mas nitidamente insuficientes para os 50kn, outro factor teve a ver com o facto de nas duas semanas anteriores ter estado doente e o volume de treino ter sido bem mais reduzido que o habitual....

No entanto apesar de eu lhe ter chamado o falhanço dos 50km na realidade na realidade eu encaro como uma oportunidade de aprender o que não fazer mas o melhor que retirar desta experiência foi a camaradagem e a boa disposição de todos os que participaram.

Ficam aqui os meu parabéns ao Fabio e a todos os que participaram assim vale a pena acordar de madrugada de um feriado!

Mas uma grande certeza fica é que um futuro próximo vou tentar os 50km novamente desta vez com a esperança de estar melhor preparado e conseguir levar o desafio avante!

Boas corridas :)