domingo, 30 de outubro de 2016

Pão de Limão



Este pão é uma tentativa minha de recriar um pão que comi no Restaurante Flores que tinha um sabor maravilhoso a limão e que me surpreendeu pela positiva e apesar da receita que criei não ter ficado exactamente como o pão original posso dizer que o resultado me agradou (mas estou a ver-me a regressar à tentativa de recrear o pão original com uma outra receita).

Como se trata de um primeira tentativa a farinha que usei foi trigo T65, em primeiro lugar porque é mais fácil de trabalhar e em segundo lugar porque é mais barata que as integrais :P (e já tive experiências que correram bastante mal com alguns pães).

Mas vamos então ao processo de recrear o pão... O original tinha um sabor intenso a limão sobretudo quando se trincavam o que aparentavam ser bocados da casca de limão, logo teria que utilizar raspa de limão, no entanto eu queria um sabor mais uniforme pelo pão então decidi usar também o sumo de limão (o que até nem me parece que tenha corrido assim tão mal), mas vamos lá à receita!

Ingredientes:


  • 550g de farinha de trigo 65
  • 11g de fermento biológico seco
  • 330g de água
  • 1 colher de chá de sal
  • Raspa de meio limão (o limão que usei era relativamente grande)
  • Sumo de meio limão



Preparação tradicional:
- Colocar a água tépida (atenção: a água deve estar à temperatura corporal, ceca de 37ºC) e o fermento e misturar bem, reservar a mistura enquanto se prepara os restantes ingredientes.
- Misturar a farinha o sal, o azeite, o sumo e raspa de limão e juntar os ingredientes do passo anterior e amassar numa bancada enfarinhada.
- Ir adicionando farinha à bancada até obter uma massa bem amassada e moldar o pão.
Colocar o pão num tabuleiro levar ao forno pré aquecido a 220°C durante 25 minutos, para obter uma crosta mais estaladiça nos pães colocar um recipiente com água no forno para criar um ambiente húmido.

Preparação na bimby:
- Colocar a água e o fermento durante 2 minutos a 37° na velocidade 3.
- Junte a farinha, o sal e o azeite, a raspa e o sumo do limão ao restante no copo e programar a bimby
durante 5 min na velocidade espiga.
- Se a massa ainda estiver muito pegajosa, deitar mais farinha (pouca de cada vez) e programe mais alguns segundos velocidade espiga.
- Colocar a massa numa bancada com farinha e com as mãos enfarinhadas moldar o pão.
Coloque o pão num tabuleiro levar ao forno pré aquecido a 220°C durante 25 minutos, para obter uma crosta mais estaladiça nos pães colocar um recipiente com água no forno para criar um ambiente húmido.


Tenho que admitir que apesar de não ter ficado exactamente como o original ficou muito bom mas "infelizmente" é um pão que "pede" para ser comido com doce :P. E algo me diz que não vais ser a única versão deste pão no blogue...

Espero que gostem e bom apetite!


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Castanhas Assadas




Se há coisa que para mim grita Outono são as castanhas (pronto a abóbora também)! E se há coisa que eu gosto é de castanhas assadas, por isso hoje trago-vos o meu método para assar castanhas no forno cá de casa (bem sei que com carvão e um assador de barro ficam melhores mas cada um faz com o que tem :D)

Como seria de esperar assar castanhas, sobretudo em casa, não tem grande ciência mas existem sempre alguns truques que facilitam sobretudo a altura de as descascar quando as queremos comer! Por isso vou descrever como é que costumo preparar e cozinhar as minhas castanhas, sei que não é bem uma receita e por essa mesma razão o formato também vai ser um pouco diferente das receitas vai acabar por ser mais uma descrição do processo em si e dos "truques".

Em primeiro lugar o famoso corte na "barriga" da castanha que permite não só permite que as
castanhas cozinhem mais depressa como permite que o sal e a água entrem na castanha.

Depois passo as castanhas por água e escorro-as muito bem e depois vão para um tabuleiro para serem salpicadas com uma quantidade generosa de sal (generosa significa mesmo uma boa quantidade de sal (vejam as fotografias :D)

Depois seguem para o forno pré aquecido a 200ºC dutante 30 a 25 minutos e para as tornar mais fáceis de descascar ligo a ventilação do forno e deixo mais 10 minutos (a ventilação e o facto de termos molhado as castanhas antes faz com que se tornem bem mais fáceis de descascar).

Mais simples deve ser impossível :)

Espero que gostem e experimentem,
bom apetite!


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Pão de Trigo Integral, Centeio Integral e Alfarroba


Esta receita começou a ser pensada já à algum tempo sobretudo porque há já uns anos tinha provado um bolo de alfarroba no Algarve e tinha ficado fã do sabor. O meu encontro seguinte foi com pão de alfarroba (mistura de trigo com farinha de alfarroba) mas a percentagem de alfarroba era tão baixa pouco ou nada do sabor se mantinha.

Vou ser sincero farinha de alfarroba não é propriamente a mais fácil de encontrar, provavelmente só a irão encontrar em lojas de produtos biológicos tipo celeiro e afins (já agora se souberem de mais sítios deixem nos comentários onde encontrar) e não é das mais baratas.

O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cm de comprimento e demora um ano a amadurecer. A alfarroba não possui qualquer agente alérgico ou estimulante tais como a cafeína presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de gorduras e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela protecção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras. A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessaste para dar forma a alguns comprimidos.

No entanto para quem conhece a farinha de alfarroba tem um sabor característico e forte por isso a quantidade a utilizar no pão é pequena.

Posso dizer que esta receita foi daquelas que me levou algum tempo a acertar de forma a que o pão ficasse como queria, sendo que tive pães de alfarroba que ficaram óptimos mas não era bem aquilo que pretendia... A receita foi preparada na bimby (eu sei que até nem é muito normal preparar pão na bimby mas por uma questão de tempo foi mais fácil amassar assim).

Ingredientes:
250g de Farinha de Trigo Integral
250g de Farinha de Centeio Integral
30g de Farinha de Alfarroba
7g de Fermento biológico seco
300g de Água
1 colher de chá de sal

Preparação:
- Colocar no copo a água e o fermento e programar 1 min 30 seg a 37º C na velocidade 2.
- Adicionar as farinhas e o sal e programar 3 minutos na velocidade Espiga e deixar levedar cerca de 2 horas ou até a massa duplicar de volume.
- Levar ao forno, pré-aquecido a 200º, cerca de 30 a 35 minutos.


O pão fica uma delícia experimentem e bom apetite!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Pão de Trigo Integral, Farelo de aveia e Flocos de Aveia


Mais uns tempos de ausência do blogue, muito devido a grande falta de tempo que me tem afastado do blogue (mas já sabem com presença assídua no instagram e facebook), mas de regresso com mais uma receita e como não poderia deixar de ser uma receita de pão.


Esta receita é mais uma daquelas que nasce sem grande ciência e mais de experimentação, tinha cá por casa farinha de trigo integral mas não em quantidade suficiente para fazer um pão exclusivamente de trigo integral como tal decidi juntar flocos de aveia e farelo de aveia. Bem o resultado foi bastante positivo e saboroso, apesar de ser um pão mais pesado (ou mesmo massudo) não lhe falta sabor.

Mais uma vez os ingredientes são bem simples e fáceis de encontrar e ter em casa e fica sempre bem num dia frio de outono ou inverno.

Ingredientes:
230gr de Trigo Integral
100gr de farelo de Aveia
100gr de Flocos de aveia
200gr de água (depende da farinha e farelos)
5g de azeite
Sal q.b (eu utilizei uma colher de sobremesa de sal)
5g de levedura seca biologica

Preparação:
- Juntar um pouco de água tépida com a levedura e deixar repousar durante 5 minutos.
- Misturar todos os ingredientes secos.
- Adicionar o azeite, a agua e a levedura hidratada e começar a amassar.
- Depois de amassada deixar levedar cerca de 2 horas (pode levar mais tempo dependendo da temperatura).
- Levar a forno pré aquecido a 200ºC 40 minutos.


Bom apetite!