terça-feira, 16 de outubro de 2018

Maratona de Lisboa 2018: O dia em que me tornei maratonista...



Como não poderia deixar de ser hoje vou tentar transmitir a minha experiência na minha primeira maratona, que vai ser quase só texto porque não tenho fotografias nenhumas do dia porque estava entre outras coisas demasiado nervoso, ocupado, preocupado com o facto de ir correr 42km.

O dia começou bem cedo se bem que mais tarde do que programado graças ao furacão Leslie, que
acabou por trazer bastante destruição pelo pais fora, como nunca fiz os meus treinos longos sem tomar o pequeno almoço lá fui eu tomar o pequeno almoço e preparar tudo para sair de casa (devo ter verificado tudo 2 ou 3 vezes só para ter a certeza que ia tudo)

Deixei o carro em Algés para apanhar o comboio para cascais, mais uma vez tudo me fez sentido até porque deixei muitas vezes nos últimos meses o carro lá estacionado para fazer os meus longos. O comboio que chegou pouco depois das 7 vinha já com muitos atletas e com gente de todas as nacionalidades e com um misto de emoções estampadas nos rostos que certamente eu também trazia pelo menos o nervoso miudinho. 
Foi durante a viagem em que apareceram os primeiros raios de sol e com eles também a certeza que tinha feito tudo para correr bem!

Já na partida as coisas correram bastante bem decidi antes de tudo mais comer qualquer coisa, já que faltava menos de 1 hora para o tiro de partida, e depois a ida à casa de banho e aí posso dizer que o timming foi impecável porque apesar de muitas casas de banho portáteis disponíveis 10 minutos depois haviam filas...

Fiz o meu aquecimento tranquilamente, fui levar as minhas coisas ao bengaleiro quando ainda estava tudo relativamente tranquilo (provavelmente porque as filas para as casas de banho eram agora bem grandes) e lá fui eu andando para a minha box, a última atrás de todas, a box de mais de 6h e aguardar o tiro de partida.

Quando a prova começou praticamente não ouvi o tiro de partida de tão atrás que parti, só para terem
uma ideia existe uma diferença de 3 minutos entre o tempo de tiro e o tempo de chip... Mas partir tão atrás teve um efeito benéfico que nem eu estava a contar, se por um lado no primeiro quilómetro foi muito complicado para passar muita gente que estava à minha frente com ritmos mais lentos, nos quilómetros seguintes e até aproximadamente aos 14-15 quilómetros foi sempre a passar por pessoas a bom ritmo e com as pernas a sentirem-se muito bem o que me fez pensar que talvez desse para manter até ao fim!


Entre 16 e os 32km só o quilómetro 26 é que foi acima de 5:00/km uma verdadeira loucura que paguei mais tarde e que não foi pior graças ao Fábio.



® Sérgio Fernandes
Por volta do quilómetro 29 ou 30 o Fábio que vinha em modo de treino e apoio baixou o ritmo e foi comigo até aos 41km. Aos 35km começou a minha verdadeira batalha com a maratona começou a dar-me uma sensação esquisita na coxa esquerda e comecei a baixar o ritmo 5:18/km e depois
5:36/km e ao 37km tive mesmo que andar um bocado e aconteceu o mesmo ao 38km atirando aqueles quilómetros para os 6:00-6:20/km. Voltei a correr o 39km a 5:37/km para ter que andar mais um bocado no quilómetro 40km e foi aí que o Fábio me disse uma coisa que me vai ficar para sempre: "Olha à tua volta vai tudo a sofrer" e nessa altura ainda a caminhar olhei à minha volta e sim quer fosse a andar ou a correr fosse mais lento ou mais rápido todos sem excepção em dificuldades (bem quase todos) e isso fez com que voltasse a correr apesar da dor na coxa e tivesse acabado com um tempo de 3h39m08s.
E chegar à meta e ter a filha e a mulher à espera é realmente único e indescritível. 

® Sérgio Fernandes
A minha conquista da maratona para sempre irá ficar gravada na memória tenho que agradecer todos os que me acompanharam em treinos, mas há duas pessoas que tenho que agradecer em especial.
Em primeiro lugar a minha mulher que apesar de todas a dúvidas, preocupações, de muitos serões sozinha e muitos acordares com a cama vazia nunca me deixou de apoiar nesta "loucura" de correr!

E o Fábio que no dia da prova pós os seus próprios objectivos de lado para me apoiar motivar e quase "carregar" até à meta e por isso o meu imenso OBRIGADO Fábio! Espero que consigas atingir o teu objectivo em Bilbao neste Sábado! 

Mais maratonas no futuro?  Quem sabe... Mas que gostava de fazer uma sempre a correr 😂




Sem comentários:

Enviar um comentário