quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Pão de Nozes



Tinha prometido vir aqui publicar a receita do pão que tinha mostrado no instagram há uns dias, mas como a vida acontece só agora é que tive tempo para me sentar e escrever qualquer coisa e colocar aqui toda a informação relativa ao pão que fiz.

Feita a devida introdução vamos lá passar ao pão propriamente dito, que como a maioria dos pães que eu faço é mais por intuição do que pensado (obviamente que algum conhecimento básico de pão ajuda bastante) mas desta vez dei-me ao trabalho de anotar os ingredientes e quantidades.

Os ingredientes deste pão já saem um bocadinho mais do pão básico de farinha de trigo mas a profundidade e complexidade de sabor que se obtém vai também bem mais longe que o pão de trigo. A farinha de coco que usei comprei no aldi já não sei bem quando mas tenho ideia que era de origem biológica e a farinha de alfarroba foi-me oferecida pelo meu irmão e também tenho ideia que era biológica mas como já não tenho os rótulos originais não tenho a certeza.

Ingredientes:

500g de farinha Trigo 55

50g de farinha de coco
10g de farinha de alfarroba
15g de azeite
50g de nozes
50g de nozes pecan
300g de água (depende das farinhas precisar ou bocadinho mais ou menos)
Sal q.b.
Saqueta de fermento biológico

Preparação:
- Juntar todos os ingredientes sólidos com a execpção do sal
- Ir adicionado a água e já se adicionou metade da água juntar o sal
- Amassar até obter uma massa homogénea
- Deixar levedar cerca de uma hora a temperatura ambiente
- Voltar a amassar, formar o pão e deixar levedar no frio durante 8 horas (ou deixar de um dia para o outro no forno
- Assar o pão em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Adicionar um recipiente com água no forno para que o pão fique mais estaladiço.



Espero que gostem e deixem o feedback, quero saber como correu!

Sem comentários:

Enviar um comentário