sexta-feira, 3 de maio de 2019

EDP Rock'n'Roll Madrid Marathon 2019



Como de costume para quem foi seguindo os últimos dias nas redes sociais sabe o resultado da minha ida à maratona de Madrid, no entanto há tanto para dizer e contar que decidi fazer uma publicação sobre o assunto! E preparam-se porque vai quase de certeza sair um pequeno testamento.


É claro que a preparação para uma maratona implica sempre uma certa logística, planeamento de treinos e preparação para o dia da maratona. Mas eu queria fazer uma maratona internacional e Madrid encaixava mesmo bem nos planos (atenção que quando tomei a decisão ainda não estava anunciada a Maratona da Europa)


Também para quem não sabe a maratona de Madrid teve uma alteração de data devido a eleições legislativas em Espanha, sim depois de tudo já marcado e organizado... Mas com alguma ginástica lá ficou tudo resolvido!

Um conselho transversal de todos foi sempre planear tudo bem para que o fim de semana seja uma experiência agradável e inesquecível e foi provavelmente o melhor conselho que me poderiam dar! 
É verdade que foi tudo planeado ao pormenor desde viagens de avião, hotel,
comida, o que levar comigo, o tempo das viagens do hotel para a partida e ainda deu para planear a forma como ter a minha mulher e a minha filha na rotunda das artes mesmo antes da meta no dia da maratona.
Felizmente correu tudo exactamente como planeado.


Agora uma pouco mais sobre a prova, o meu primeiro contacto com a organização
foi na sport expo e só tenho mesmo coisas positivas a dizer. Também é importante dizer que devo ter sido das primeiras pessoas a entrar no dia anterior à prova por isso deu para ter a atenção de quase todos os stands que
estavam presentes. Mas se há coisa que posso dizer é que o tamanho e a organização são totalmente diferentes das provas portuguesas que conheço. Passei uma boa parte da manhã a explorar e a falar com expositores e atletas o que ajuda a entrar no espírito da maratona! 


Depois do almoço ainda fui fazer a minha corrida de activação e "sentir" as ruas de Madrid e o que senti foi a inclinação da cidade mas ainda assim sentia-me muito bem, as pernas levezinhas e com aquele nervoso miúdinho a crescer. Estava estranhamente calmamente nervoso... Não me sentia ansioso mas queria muito começar a viver a prova, e acabei por me deitar cedo e adormecer praticamente logo (também tinha ido no voo das 7:00 para Madrid também deve ter ajudado) 

O dia da maratona também começou cedo! Eram 7:00 e já de pequeno almoço tomado e com tudo preparado lá fui eu fazer a curta viagem de metro até à estação do Paseo de la Castellana, estava fresco o que era um bom sinal para a prova mas também sabia que com o passar do dia a temperatura ia aumentar. 

Com calma tratei dos últimos pormenores vestir os manguitos, ajustar os atacadores e dar-lhes os 3 nós para não haver surpresas, colocar os geles nos sítios, ajustar o dorsal, por no braço o plano de pace para ir consultando e por fim as cápsulas de sal no bolso dos calções. 
Lá fui eu para o bengaleiro, mais uma vez extraordinariamente bem organizado com a entrega feita pelo o último número de dorsal, deixei as minhas coisas e dirigi-me para os WCs portáteis, o tendão de Aquiles de quase qualquer prova que eu conheço, e havia um número impressionante deles e também umas filas já para o compridas mas tudo dentro da normalidade.

Fiz o meu aquecimento antes de seguir para a minha caixa de partida e lá fui eu aguardar a partida. A minha caixa era a das 3h30 e acabou por ser uma óptima situação porque na realidade o plano de treinos dava para um tempo de 3h17 (acho que só partilhei este objectivo antes da prova com a minha mulher e com o Fábio Lima) até porque na minha cabeça eu não estava bem preparado para fazer esse tempo porque provavelmente
implicava sofrer a maratona inteira e eu queria aproveitar toda a prova, mas voltando à partida tinha os primeiros 5km para fazer num ritmo à volta de 4'50-4'55/km e a maioria das pessoas que saíram nesta caixa saíram praticamente da linha de partida com esse ritmo.


E assim foi os primeiros 5km em subida a um ritmo muito controlado e a acreditar mais no plano que tinha sido traçado para esta maratona pois aos 5km estava com 24'09" ou seja 4'50/km. E finalmente ao 6km o percurso era a descer e com o primeiro abastecimento, apesar de ainda não ter propriamente sede mais uma vez voltei aos conselhos do Fábio que me dizia no dia anterior para beber em todos os pontos de abastecimento que a humidade em Madrid se faz sentir... E mesmo sem sentir grande necessidade bebi (talvez a coisa mais inteligente que fiz em toda a prova). As pernas continuavam bem soltas e apesar dos altos e baixos o facto é que as pernas e o público iam empurrando para ritmos mais rápidos e a cabeça tentava fazer exactamente o contrário...

E é depois do segundo posto de abastecimento que estava colocado perto do 9km que comecei a pensar que ia realmente dar para fazer menos de 3h20 sobretudo se tivesse juízo e curiosamente isso também implicava "sentir" a maratona e olhar para a cara de quem vinha a correr comigo e incentivar, ser incentivado, cumprimentar as crianças ao longo do trajecto e correr para o quilómetro 41 onde estaria a minha mulher e filha! 

E os quilómetros foram passando e eu praticamente não dei por eles passarem por mim, de tal maneira que não marquei mais de metade dos quilómetros no relógio... No quilómetro 15 foi a altura de tomar a minha primeira cápsula de sal, o gel e mais água e continuar... Provavelmente num ritmo demasiado forte mas a verdade é que me sentia confortável! 

Do quilómetro 20 ao 25 é impressionante a quantidade de gente na rua a apoiar quem passa!! De repente dei comigo a pensar que estava numa etapa de ciclismo da volta à França é realmente indescritível e é impossível ficar indiferente, há um quartel de bombeiros que fica no percurso pouco depois da Praça  do Sol em que os carros estão à porta e com as sirenes a tocar e a puxar pelos corredores!! 
Perto do Palácio Real eu e mais uns quantos quase que íamos atropelando umas turistas que tentaram atravessar a prova... Felizmente correu bem mas podia ter sido complicado tanto para quem corria como para as turistas.

Depois seguiu-se a casa de campo a parte com menos público de todo o percurso e não menos exigente... Mas sempre em bom ritmo até aos 36km em que o percurso voltava novamente a entrar em subida prolongada! 

Apesar de ter sido bem avisado talvez tenha ido a um ritmo demasiado forte e comecei a ficar menos folgado, ainda confortável mas as pernas já não estavam tão soltas mas tinha a motivação extra da família à minha espera bem perto da meta!! 

Foi nesta altura que o apoio do público foi mais importante para mim e para muita gente que ia ficando pelo caminho a andar, até um bolo folhado me ofereceram e que eu comi com enorme satisfação, foi a única coisa não planeada que comi mas como tinha o abastecimento com água aos 40km não me preocupei! 

O abastecimento dos 40km veio a calhar mesmo bem, uma garrafa de água numa mão e na outra de poweraid e foram as duas num instante, nesta altura o calor já se fazia sentir mas eu nem me lembrei de tirar os manguitos!! Pois tinha a maior motivação mesmo ao virar da esquina. Assim que passei o quilómetro 41 sabia que estava perto e ainda antes de entrar na rotunda antes do Paseo del Prado abrandei um pouco mais o ritmo, pois não ia passar na rotunda sem ver a minha mulher e filha!!


E assim que entrei na rotunda lá estavam as duas do lado esquerdo a agitar a bandeira de Portugal e eu alarguei a trajectória para lhes dizer olá (nesta zona segundo o strava andei a 6'10/km). É difícil explicar a emoção e o sentimento de orgulho que me preencheu naquele momento ver o sorriso e o brilho nos olhos da minha filha ouvir a minha mulher a puxar por mim é indescritível para mim a minha prova estava feita pois sabia que agora era menos de um quilómetro (mesmo que sempre a subir) para a meta! 

Com a bandeira de Portugal na mão, com a emoção de felicidade estampada no rosto, com todo o apoio da impressionante dos espectadores que puxam por que passa incansavelmente lá arranquei novamente para o meu ritmo e pensei acabo na minuto 18 e acelerei até cruzar a linha da meta! Acabei com um tempo impressionante para mim, 3h18:57!



O sentimento de euforia misturando com o cansaço de quem acabou de correr uma maratona fez com que me virasse para a meta e comecei a gritar para quem vinha a acabar!! 

Lá segui para receber o saco com as ofertar, a banana e a medalha. E há um pormenor muito importante.. A medalha é linda!
Foi uma maratona espectacular o facto de ter feito uma prova de trás para a frente acabou por ajudar muito... Fui sempre subindo lugares passando por pessoas e tentando que não desistissem de correr porque eu também já passei por isso e ter alguém a ter a passar a puxar por nós faz muita diferença! 

Assim que acabei pensei em todos os que de uma forma ou de outra me ajudaram a tornar esta maratona uma realidade. Em primeiro lugar a minha família pelo apoio e pela paciência de me aturarem nestas andanças, depois os colegas de trabalho que tornam possível a ida para Madrid mesmo com as alterações da prova e depois um agradecimento a todos os que treinaram comigo mas em especial para o Pedro Amaro, o Fábio Lima, a Miriam Martins, o João Costa, o Tiago de Castela e o Hugo Barbosa. 

O mais impressionante da corrida é que realmente é um desporto individual mas que o colectivo acaba por ser o mais importante!! Pois queremos que as pessoas que se cruzam connosco se superem e que cheguem aos seu objectivos e haverá sempre uma palavra de apoio e de suporte quer as coisas correm bem mas sobretudo quando correm menos bem!! 

Por isso este resultado é tanto meu como vosso!! Obrigado por tudo. 

Fica uma versão resumida e provavelmente mais longa do que deveria mas havia tanto mais para contar!!




Sem comentários:

Enviar um comentário