sábado, 30 de dezembro de 2017

Garmin Forerunner 235



Para quem me segue já há algum tempo sabe que para além de comida e comer que correr e o exercício físico fazer parte integrante da minha vida diária! E também para quem me segue sabe que anteriormente tinha um Tomtom multisport que gostava muito e que me serviu muito bem durante 3 anos até entregar a sua alma ao criador!

Por isso quando fui procurar um substituto pensei obviamente nos equipamentos da Tomtom, no entanto rapidamente descobri que a Tomtom vai deixar de ter a divisão de desporto, o que implica logo à partida menos suporte para os seus dispositivos.

Logo parti para outras alternativas e a Garmin tem alternativas muito interessantes (mas também bastante mais caras - lá chegaremos a esse ponto) sendo que não me apetecia gastar os quase 500€ que a ultima edição do relógio Fenix custa normalmente.
Sendo assim foi uma questão de descer de modelo, funções e claro está de preço até chegar ao forerunner 235 que ainda assim novo é um bocado caro. Logo a outra opção foi procurar no mercado de usados e aí a coisa torna-se mais interessante (mas com o aviso que requer muita escolha e sobretudo paciência porque o bom negócio não aparece ao virar da esquina).

Com a introdução mais ou menos feita vamos lá falar no que interessa, as especificações:
Material do vidro
vidro
Material da bracelete
silicone
Tamanho da caixa, L x C x A
45 x 45 x 11,7 mm
Peso
42 g
Classificação na água5 ATM
Tipo de ecrãvisível sob a luz solar, MIP transfletivo
Tamanho do ecrã, LxA31,1 mm (1,23") de diâmetro
Resolução do ecrã, LxA215 x 180 píxeis
Ecrã a cores
Vida útil da bateriaModo inteligente: até 9 dias
Modo GPS: até 11 horas
Memória/historial200 horas de dados de atividade

Funcionalidades de relógio

Hora/datasim
Sincronização da hora por GPS
Hora de verão
Despertador
Cronómetro
Criador de mostrador Face It™

Sensores

GPS
GLONASS
Monitor de ritmo cardíaco de pulso Garmin Elevate™
Acelerómetro

Funcionalidades inteligentes diárias

Conetividadesim
Connect IQ™ (mostradores transferíveis, campos de dados, widgets e aplicações)
Notificações inteligentes
Calendário
Meteorologia
Controlo de música
Encontrar o meu telefone
Controlo remoto VIRB®
Compatibilidade com smartphonesim
Compatível com o Garmin Connect™ para dispositivos móveis

Funcionalidades de monitorização de atividade

Contagem de passos
Barra de movimento (apresentada no dispositivo após um período de inatividade; caminhe durante alguns minutos para repô-la)
Objetivo automático (aprende o seu nível de atividade e atribui um objetivo de passos diário)
Monitorização do sono (monitorização do sono total e períodos de movimento ou sono tranquilo)
Calorias queimadas
Distância total percorrida
Minutos de intensidade
TrueUp™

Funcionalidades de treino, de planeamento e de análise

Velocidade e distância por GPS
Páginas de dados personalizáveis
Perfis de atividade personalizáveis
Auto Pause®
Exercícios avançados
Planos de treino transferíveis
Auto Lap®
Volta manual
VO2 máximo
Efeito de treino (aeróbico)
Alertas personalizáveis
Instruções sonoras
Tempo de conclusão
LiveTrack
Toque e/ou bloqueio do botão
Deslocamento automático
Historial de atividade no relógio

Funcionalidades com base no ritmo cardíaco

Zonas de ritmo cardíaco
Alertas de ritmo cardíaco
Calorias com base no ritmo cardíaco
Tempo de recuperação
HR Broadcast (transmite dados de ritmo cardíaco por ANT+™ para dispositivos emparelhados)

Funcionalidades de corrida

Perfis de corrida pré-carregados
sim
Distância, tempo e ritmo baseados em GPS
Cadence (provides real-time number of steps per minute)
Medições fisiológicas
Treinos de corrida
Previsão de corrida
Compatibilidade com sensor de velocidade e cadência (com sensor)

Funcionalidades para atividades recreativas ao ar livre

Volta ao início
Distância até ao destinosim (para voltar ao início)

Funcionalidades de ciclismo

Perfis de ciclismo pré-carregados
sim
Alerta de tempo/distância (o alarme é accionado se alcançar o objectivo)
Treino intervalado
Cadência (apresenta o número de passos por minuto em tempo real)
sim

Adicional

Adicional
  • Medição de ritmo cardíaco baseada no pulso: sim
  • Monitorização de atividade: sim

Depois desta lista gigante perguntam vocês. E então é bom?

Sim. Mas para mim com algumas reservas (eu sei que está ligado ao tipo de utilização que lhe dou).
Passo a explicar como relógio de corrida funciona às mil maravilhas e não posso estar mais contente, GPS preciso e rápido, sensor de ritmo cardíaco fiável e uma boa autonomia. Já para utilizar em ciclismo (função que também possui de origem) já é mais duvidoso... se usado no pulso o ritmo cardíaco é muitas vezes mal medido e pouco preciso, na realidade ninguém quer usar como relógio no ciclismo logo é para usar como ciclocomputador e aí uma banda de hrm ant+ torna-se indispensável o que acaba por não ser um problema de maior para mim.
O mesmo se passa se for para usar no ginásio ou em qualquer treino de força em que o sensor do relógio se torna completamente errático por vezes não medindo nada e muitas vezes com valores errados.

Mas para mim a grande vantagem é mesmo poder usar no dia a dia como um relógio, sendo que o investimento ainda é grande e eu detesto andar sempre a trocar de relógio o facto de ser redondo, bonito, confortável e leve torna-se ideal para me acompanhar para qualquer lugar no pulso.

Outra nota importante é o facto de ter IQ connect isso alarga o âmbito do que o relógio pode fazer, desde alterar a face do relógio, adicionar novos campos de dados nas actividades, adicionar novos tipos de actividades e até mesmo widgets.

Por isso sim, estou muito contente com a minha aquisição e espero que me dure muito tempo e que me acompanhe nas minhas próximas  actividades.






Sem comentários:

Enviar um comentário