quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Massa fresca de Espinafres


Como já deve ter dado para perceber cá em casa gostamos de cozinhar! E meio a pedido da minha filha e meio por sugestão minha decidimos que íamos fazer esparguete.

E como a "ocasião faz o ladrão" e estava a fazer sopa para todos e a cozer espinafres e lembrei-me de incluir os espinafres na massa e fazer esparguete verde!
E o resultado fica bem engraçado com a vantagem de poderem incluir mais um bocadinho de vegetais mesmo naqueles que normalmente torcem o nariz.

A receita na verdade não tem assim nada de especial uma vez que usei a minha receita básica de massa (na realidade tive que ajustar a quantidade de farinha para que a massa não ficasse demasiado húmida mas ainda assim não modifica grandemente a receita original)

O que vos posso dizer é que para além de visualmente apelativa fica também saborosa.
Um elemento que apesar da não essencial mas que dá muito jeito é mesmo a maquina para fazer massa!

Mas a receita é mesmo super simples...

Ingredientes:

300 g de farinha tipo 65 sem fermento
60 g de espinafres congelados (convém deixar descongelar totalmente)
3 ovos médios
1 c.s de Azeite

Preparação:

- Formar uma cavidade no centro da farinha e adicionar os espinafres, o azeite e os ovos, ligeiramente batidos com um garfo. 
- Arrastar a farinha dos bordos para o centro e amassar até ter uma massa homogénea. Formar uma bola com a massa, embrulhar em película aderente ou tapar com um recipiente e deixe repousar à temperatura ambiente durante 15 a 30 minutos. Após o repouso, dividir a massa em 4 ou 6 porções.
- Espalmar cada porção com a mão antes de a passar na máquina e começar no nível 0. Dobrar a lâmina da massa em três e repetir o processo no nível 0. Diminuir gradualmente, até obter a espessura desejada.
- Polvilhar a massa com um pouco de farinha sempre que necessário para evitar que esta se agarre e seja mais fácil de trabalhar.
- Para cozer se for imediatamente após a preparação uns minutos chegam para a cozer totalmente.

Espero que gostem e até à próxima



1 comentário: