sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Sonhos de Forno



Eu sei que a época natalícia e o ano novo já passaram mas só agora é que as coisas acalmaram um bocadinho para eu partilhar convosco a receita dos sonhos que fiz no forno.

No passado já tive alguns percalços com a massa dos sonhos... Desde a farinha não ficar bem homogénea ao ovos não ficarem bem misturados...

Por isso desta vez tentei uma coisa um bocadinho diferente mas sobretudo aprendendo com os erros do passado. Não é que seja uma massa difícil de preparar mas que de facto tem que se ter atenção a dois pontos críticos que vou frizar bem na preparação para não vos acontecer o mesmo que a mim 😂

Em relação ao resultado final, bem se estão à espera de um sonhos iguais ao fritos esqueçam esta receita e procurem uma "normal" no entanto se procuram uma alternativa mais saudável e menos calórica [sobretudo porque não são fritos] o sabor não será exactamente o mesmo mas ainda assim fiquei fã.

O meu irmão chegou mesmo a comentar que na realidade lhe sabia a farturas logo não pode ser mau, certo? 😜

Na receita eu uso uma mistura de farinha de trigo integral e não integral (a farinha normal) é claro que podem sempre substituir a farinha integral pela mesma quantidade de farinha de trigo normal.

Ingredientes:
  • 125g de farinha de trigo
  • 125g de farinha de trigo integral
  • 60g de azeite
  • 200mL de leite
  • 200mL de água´
  • Casca de um limão 
  • 6 ovos grandes
  • Canela em pó q.b.p
  • Açúcar q.b.p
  • Azeite q.b.p

Preparação:

- Colocar num tacho a água, o leite, a casca de limão e o azeite levar ao lume brando até ferver. Assim que começar a ferver colocar as duas farinhas de uma só vez e mexer sem parar até obter uma massa homogénea.

- É importante não tirar do lume até ter uma massa bem homogénea e a descolar do tacho. Assim que a massa começar a descolar do tacho retirar do lume e transferir para uma taça para que arrefeça um pouco.

- Juntar os ovos à massa, um de cada vez, assegurando que a massa fica homogénea antes de adicionar o seguinte. É importante que o ovo fique bem incorporado antes de adicionar o seguinte. 

- Num tabuleiro untado com azeite colocar colheradas de massa com espaço entre elas, uma vez que irão crescer. 
- Levar o tabuleiro ao forno pré aquecido a 180°C até ficarem bem dourados [cerca de 35 minutos] 

- Passar os sonhos pela mistura de açúcar e canela, se por acaso a mistura do açúcar não pegar podem sempre pincelar os sonhos ainda quentes com azeite e passar pela mistura novamente. 

Mesmo que esta receita não seja para fazer agora para os Reis podem sempre esperar até ao próximo natal 😉

Espero que gostem e bom apetite! 

Sem comentários:

Enviar um comentário