A broa, ou pão de milho como é chamado em algumas zonas do pais, tem características diferentes de região para região, sendo muito popular no norte de portugal e um pão que me relembra sempre a minha infância. Existem algumas variantes da farinha combinada com o milho, que pode ser trigo ou centeio.
É um pão que leva algum tempo a ser feito e tem alguns passos de preparação. Não é das receitas mais simples de se fazer mas como é um pão que usa massa fermentada (isco) possui tempos de fermentação maiores mas que também conferem um sabor próprio e rico ao pão.
Ingredientes para a massa velha:
- 1 colher de sopa de isco de trigo (também referido como crescente)
- 100g de farinha de trigo tipo 65
- 60g de água
Misturar tosos os ingredientes até obter uma massa coesa e deixar levedar à temperatura ambiente durante 8 a 12 horas. Normalmente preparo a massa na noite da véspera do dia em que pretendo a broa e deixo levedar até de manhã.
Ingredientes da massa final:
- 130g de farinha de centeio tipo 70
- 280g de farinha de trigo tipo 70
- 270g de água
- 16g de sal
- 9g de fermento fresco (ou aproximadamente uma colher de sobremesa de fermento seco biológico)

Adicionar os restantes ingredientes (não esquecer os restantes 70g de água à temperatura ambiente) e amassar bem com os dedos até todos os ingredientes ficarem bem ligados.
A massa resultante deve ser pegajosa e húmida, tender a massa numa tigela bem enfarinhada, atirando-se a massa ao ar e fazendo rodar ao mesmo tempo até obter uma espécie de bola coesa. 
O resultado é simplesmente fantástico, uma fatia com uma boa manteiga é simplesmente divinal. Ou um favorito meu miolo de broa numa tigela com café :)
Bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário