quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Xiaomi Mi Band

Cada vez mais encontro pessoas preocupadas com a saúde e bem-estar e uma parte importante está relacionada com a actividade física. Com este aumento de preocupação aumenta também a quantidade de "wearables"são dispositivos electrónicos que se "vestem", é a definição mais simple que consigo) que tem esse mesmo propósito, medir a actividade física.
Para mim o interesse destes tipo de dispositivos está sempre limitado ao preço, e normalmente o preço deste tipo de produtos é normalmente alto e com autonomias muito curtas... No entanto encontrei esta banda da Xiaomi por 10€ (vem da China e não chegou bem a ser esse valor porque eram $10 e com a conversão para o euro acaba por ser menos), que tem especificações interessantes e promete bastante pelo preço que custa.
Mas vamos em primeiro lugar ver o que é que promete esta banda fazer...
Especificações
  • Disponível na combinação de preto e prateado
  • IP67
  • 3 Leds de cor branca (existe uma versão com led de várias cores mas é mais cara)
  • Carregador através de adaptador por usb
  • Comunicação por Blutooth 4.0 (BLE)
  • Bateria de 41mAh lithium-ion
  • Peso 13g
Funcionalidades


  • Desbloqueio do smartphone (suporte para Android 5.0 e superior e iOS)
  • Controlo da distância percorrida e calorias queimadas
  • Alarme inteligente
  • Configuração do pulso em utilização
  • Alerta de vibração para meta atingida ou chamada telefónica
  • Alertas para 3 aplicações configuráveis


Estou a usar esta banda desde dia perto de 3 semanas diariamente e posso dizer que estou agradavelmente surpreendido pela qualidade do produto, especialmente se pensarmos na relação qualidade preço.

Em relação ao conforto não tenho nada a apontar a banda de silicone que acompanha o dispositivo é bastante confortável, aliás bem mais confortável que alguns relógios... dito isto se por acaso usarem relógio, como é o meu caso, aconselho a usar a mi band no pulso livre.

Apesar de a mi band funcionar com um smartphone, estamos a falar de um aparelho independente que está sempre a medir e registar quer a actividade física ou o sono quando está longe do smartphone e não está sincronizada com a aplicação.


No entanto tenho deparado com alguns aspectos menos positivos, mas que apesar de tudo não invalidam o facto de ainda achar que foi uma óptima compra. O primeiro problema que me deparei é que a actividade física quando implica medição em corrida, normalmente subestima as distâncias, no entanto como podómetro funciona bastante bem.




Para os aspectos positivos tenho que falar obviamente no registo de sono, o smart alarm e autonomia. Em primeiro lugar dizer que a banda regista os momentos de sono mais profundo e mais leve (esta parte parece-me mais difícil de avaliar) e ainda quando acordamos a meio da noite e esta garanto que funciona bem. O smart alam é um alarme que pode ser definido para ter dois tempos diferentes para acordar, ou seja caso a mi band detectar que não se está em sono profundo emite a vibração e os alertas luminosos na pulseira de forma a acordar caso se esteja em sono profundo apenas emite a vibração na hora final definida.




As notificações das aplicações e de chamada são bastante úteis, especialmente em ambientes ruidosos em que se torna muitas vezes ouvir o som do telemóvel. A função de desbloqueio do smartphone através da banda também é algo que me habituei a usar e se torna bastante útil sendo que o alcance é cerca de 1,5m não existindo assim grandes riscos de segurança. E o que dizer da vida útil da bateria, como podem ver depois de 16 dias ainda tem mais de 60% de bateria disponível.

Pelo preço que custa penso que é muito difícil encontrar melhor alternativa, é verdade que existem alternativas com ecrã e com outro tipo de funções mas com preço proibitivo (pelo menos para mim).

Até à próxima! 

Sem comentários:

Enviar um comentário