domingo, 30 de outubro de 2016

Pão de Limão



Este pão é uma tentativa minha de recriar um pão que comi no Restaurante Flores que tinha um sabor maravilhoso a limão e que me surpreendeu pela positiva e apesar da receita que criei não ter ficado exactamente como o pão original posso dizer que o resultado me agradou (mas estou a ver-me a regressar à tentativa de recrear o pão original com uma outra receita).

Como se trata de um primeira tentativa a farinha que usei foi trigo T65, em primeiro lugar porque é mais fácil de trabalhar e em segundo lugar porque é mais barata que as integrais :P (e já tive experiências que correram bastante mal com alguns pães).

Mas vamos então ao processo de recrear o pão... O original tinha um sabor intenso a limão sobretudo quando se trincavam o que aparentavam ser bocados da casca de limão, logo teria que utilizar raspa de limão, no entanto eu queria um sabor mais uniforme pelo pão então decidi usar também o sumo de limão (o que até nem me parece que tenha corrido assim tão mal), mas vamos lá à receita!

Ingredientes:


  • 550g de farinha de trigo 65
  • 11g de fermento biológico seco
  • 330g de água
  • 1 colher de chá de sal
  • Raspa de meio limão (o limão que usei era relativamente grande)
  • Sumo de meio limão



Preparação tradicional:
- Colocar a água tépida (atenção: a água deve estar à temperatura corporal, ceca de 37ºC) e o fermento e misturar bem, reservar a mistura enquanto se prepara os restantes ingredientes.
- Misturar a farinha o sal, o azeite, o sumo e raspa de limão e juntar os ingredientes do passo anterior e amassar numa bancada enfarinhada.
- Ir adicionando farinha à bancada até obter uma massa bem amassada e moldar o pão.
Colocar o pão num tabuleiro levar ao forno pré aquecido a 220°C durante 25 minutos, para obter uma crosta mais estaladiça nos pães colocar um recipiente com água no forno para criar um ambiente húmido.

Preparação na bimby:
- Colocar a água e o fermento durante 2 minutos a 37° na velocidade 3.
- Junte a farinha, o sal e o azeite, a raspa e o sumo do limão ao restante no copo e programar a bimby
durante 5 min na velocidade espiga.
- Se a massa ainda estiver muito pegajosa, deitar mais farinha (pouca de cada vez) e programe mais alguns segundos velocidade espiga.
- Colocar a massa numa bancada com farinha e com as mãos enfarinhadas moldar o pão.
Coloque o pão num tabuleiro levar ao forno pré aquecido a 220°C durante 25 minutos, para obter uma crosta mais estaladiça nos pães colocar um recipiente com água no forno para criar um ambiente húmido.


Tenho que admitir que apesar de não ter ficado exactamente como o original ficou muito bom mas "infelizmente" é um pão que "pede" para ser comido com doce :P. E algo me diz que não vais ser a única versão deste pão no blogue...

Espero que gostem e bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário