terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Bolo Lêvedo



Ontem repeti a receita de bolo levedo que não tinha corrido tão bem e também decidi fazer umas pequenas adaptações para ser mais simples fazer em casa, mas antes um bocadinho de história do bolo lêvedo e também da minha história com ele.

O Bolo Lêvedo é um doce típico e regional do Vale das Furnas na Ilha de São Miguel, Açores. Um bolo, em formato redondo e não muito alto sendo composto por ovos, farinha, açúcar, manteiga, fermento, leite e sal.
A sua origem está relacionada com a presença dos primeiros colonos desta localidade micaelense, constituindo – na altura – a sua base de alimentação. Nos dias de hoje é já uma referência que atraí a curiosidade dos milhares de turistas e apreciado igualmente pelos locais. Diz-se que visitar as Furnas e não provar os famosos bolos lêvedos será como ir a Roma e não ver o Papa.
Dada também a sua popularidade, este bolo que, inicialmente, era consumido de forma simples passou a ser aplicado também na restauração e servido como base de hambúrguer e também com manteiga, queijo e fiambre, apelidado de Bolo Lêvedo misto. Prensado dá-lhe um toque e sabor únicos.
É nas Furnas que também encontra as duas maiores produtores desta especialidade, Maria da Glória Moniz e Rosa Quental. Localmente encontra esta especialidade em qualquer superfície comercial e dada a grande procura, são cada vez mais as padarias a produzir e comercializar este produto.
- byAçores
Já a minha história com o bolo lêvedo começa a visita do meu irmão aos Açores e ter regressado com bolo lêvedo para a família e na altura adorei mas com a minha ida aos Açores, mais propriamente à ilha de São Miguel em Maio de 2017 começou uma pequena paixão por estes bolos (e as queijadas de Vila Franca também mas não são chamadas para aqui agora).

Desde de então sempre que me falavam em bolo lêvedos dava-me sempre aquela saudade de os comer... Até que há umas s emanas o meu irmão foi novamente aos Açores e trouxe outra vez bolo lêvedo para grande felicidade de todos lá em casa!
Mas como o que é bom dura pouco... durou pouco tempo o bolo lêvedo lá em casa, foi então que pensei que era boa ideia tentar recriar em casa. Uma péssima ideia uma vez que agora vou ter que os fazer muitas vezes.

Os ingredientes são muito simples e de estarem em qualquer dispensa em casa, o que só torna a tarefa de os fazer ainda mais simples (para grande desgraça minha) excepto o fermento fresco... Eu admito que 90% do pão feito cá em casa é mesmo com levedura seca e não fresca e que é mais fácil ter sempre cá por casa. A outra alteração que fiz foi utilizar leite meio gordo porque nunca tenho leite gordo em casa, de resto numa receita tão simples, como vão perceber, não há muito para inventar.


Ingredientes:

  • 500g farinha de trigo tipo 65 sem fermento
  • 125g açúcar
  • 125g manteiga
  • 1 saqueta de fermento biológico seco
  • 200ml leite morno
  • 2 Ovos
  • 1 colher de chá de sal
Preparação:

- Colocar num recipiente a farinha fazer um pequeno buraco no centro e adicionar o leite, os ovos, o
açúcar, a manteiga e o fermento. Misture tudo até formar a massa (de preferência com uma colher por causa da textura).

- Adicionar o sal e misturar tudo muito bem com as mãos. Retirar a massa do recipiente e amassar muito bem. Depois da massa bem amassada formar uma bola e polvilhar com farinha e colocar num recipiente, onde ficará a levedar. Deverá ficar num local a uma temperatura amena para levedar sendo que pode demorar uma a duas horas (até duplicar aproximadamente o tamanho).

- Depois de a massa estar levedada, formar pequenas bolas (do tamanho que desejarem, o tamanho de uma pequena laranja funciona bem) e colocar um pano de cozinha polvilhado com farinha a cobrir.
Deixar levedar novamente até aumentarem de volume e até que massa fique mais leve (entre uma a duas horas).

- Aquecer uma frigideira em lume brando. Espalmar ligeiramente os bolos as mãos sobre farinha e colocar na frigideira, até ficarem dourados e fofinhos virar e deixar cozinhar até ficarem bem dourados dos dois lados.

- Retirar para um cesto e cobrir com um pano enquanto se cozinha os restantes.

Estes bolinhos barrados com doce, manteiga, fiambre, queijo ou mistura de vários!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário