terça-feira, 3 de julho de 2018

Trail das Fontes de Caneças


Como prometido cá estou eu para relatar a minha primeira experiência num trail!

Para enquadrar um bocadinho mais o porquê da minha inscrição neste trail, a ideia começou a formar-se quando comecei a ver  cartazes a anunciarem a prova e mais tarde ao consultar o site da werun com as informações do trail descobri que o valor da inscrição revertia na totalidade para os bombeiros voluntários de Caneças e nesse momento decidi que me ia inscrever!

Antes de mais a minha experiência pelos trilhos é deveras limitada sendo que nenhuma das experiências foi em competição e por isso não sabia muito bem o que contar e fui sem grandes expectativas de fazer um tempo e sem grandes expectativas em relação à classificação final.

As minhas peripécias com este trail começaram logo no dia anterior para levantar os dorsais que por erro meu não reparei que o levantamento dos mesmos era só até às 14h e por isso quando chegeui ao local para os levantar já não os estavam a entregar... Lá me informaram que no local da partida também entregavam dorsais das 7h às 8h sendo que no email que tinha recebido não havia qualquer informação em relação ao levantamento no dia da prova...

No dia seguinte lá fui eu bem cedo para levantar o dorsal mas para meu espanto cerca de 15 minutos antes da partida ainda estavam a entregar dorsais!

A partida marcada para 9:30 e pouco depois desta hora lá se deu a partida e como apesar de tudo não eram assim tantos participantes a pratida foi calma e relativamente bem organizada.

Os primeiros 6km foram relativamente tranquilos e sem grandes problemas de maior mas foi depois desses 6 primeiros quilometros que os problemas se começaram a revelar e que comecei a descobrir todas as diferenças em fazer uma prova em trail e uma prova de estrada.

As subidas, credo... As subidas com inclinações que, pelo menos a mim, me obrigaram a andar bem devagarinho quanto mais correr, nos pontos mais ingremes o ritmo chegou a ser 10 minutos por quilometro.

Mas isso tudo faz parte do trail e há uma coisa que noto bem mais do que nas corridas de estrada, a ajuda ao próximo, o incentivo, a camaradagem é algo que gostei mesmo bastante!

Para mim o maior problema esteve mesmo na marcação do percurso em que em vário pontos se revelou muito deficiente e com muitas falhas ao longo do percurso. Chegou mesmo ao cumulo ir num grupo que se perdeu por não saber exactamente por onde era o percurso...

Mas no final de tudo a experiência é claramente positiva e provavelmente num futuro vejo-me a fazer mais algumas provas de trail mas neste momento é voltar à estrada e prepara o próximo objectivo a maratona!


Fica também o registo em video que fiz antes e durante a prova!



Boas corridas e bons treinos.





Sem comentários:

Enviar um comentário